Testamos Samsung Galaxy Tab 7.0 Plus


Samsung Galaxy Tab 7.0 Plus: poderoso e econômico


A Samsung se lançou no mercado de tablets - contra o iPad - com o Galaxy Tab e suas 7 polegadas. Dois anos depois, aqui no Brasil, a Samsung continua apostando nas pequenas telas oferecendo três opções ao gosto dos usuários: o Galaxy Tab Plus, o Galaxy Tab 7.7 e o Galaxy Tab 2. Aqui, falaremos do Galaxy Tab Plus, que se destaca por seu desempenho superior, garantido graças ao processador dual-core de 1,2 GHz e 1 GB de memória DDR2. Além disso, seu preço abaixo dos R$ 1 mil é muito chamativo entre os que preferiram não adquirir um xing-ling. Mas será que ele vale um investimento desses? Descubra em nosso review.

Tela
A tela de 7 polegadas do Galaxy Tab Plus favorece no quesito "portabilidade", mais fácil de carregar e usar, e favorecendo a sua utilização em qualquer lugar. Seu tamanho oferece uma boa legibilidade para textos, ideal para ler ebooks e revistas.

A resolução é de 1024 por 600 pixels (a mesma da tela da primeira versão do Galaxy Tab), usando a tecnologia LCD, resultando em um total de 16 milhões de cores e densidade de 170 ppi (pontos por polegada), aproximadamente. Nesse ponto a Samsung pecou, afinal, poderia ter utilizado sua tecnologia AMOLED, que garante uma melhor qualidade de imagem com uma tela LED e maior economia de energia da bateria. Porém, mesmo com a ausência do AMOLED a tela respeita muito bem as necessidades de uso diário, tanto em ambientes claros quanto em escuros, visto que o brilho das cores é bem intenso e nítido durante o dia e a noite
 A tecnologia de toque é a capacitiva, com multitouch.
Frente - Galaxy Tab 7.0 Plus

Design
O design do Galaxy Tab 7.0 Plus é bem limpo, com apenas 2 botões: o On-Off e o de volume, ambos laterais. Não há nenhum botão na frente, deixando o visual do tablet mais bonito. Sendo assim, a navegação e operação é toda feita na tela, assim como no Galaxy X.

Por ser menor, ele também é mais leve, pesando apenas 345 gramas. Além disso, toda a carcaça é feita de plástico, branco na parte traseira e preto na frente, com as bordas em cinza

Os fones de ouvido que acompanham o tablet são brancos, combinando com a parte traseira. Já a entrada para cartão SD é também lateral, posicionado no lado oposto aos botões de on-off e volume 

Traseira (foto: reprodução/Fernando Motta)

Entrada do cartão microSD (foto: reprodução/Fernando Motta)

Botões laterais (foto: reprodução/Fernando Motta)

Hardware e desempenho

A Samsung caprichou no hardware do Galaxy Tab 7.0 Plus: instalou um processador Exynos dual-core de 1,2 GHz desenvolvido por ela mesma, e aliou uma memória de 1 GB DDR2. Para abastecer esse poder de processamento, uma bateria de 4.000 mAh.

Essa configuração obteve um resultado muito satisfatório em testes de benchmark, superando modelos como o Galaxy Tab 10.1 e até celulares como o Galaxy Nexus e o Motorola Atrix 4G. Isso significa que o Tab 7.0 Plus é capaz de rodar uma quantidade maior de aplicativos simultaneamente, e até mesmo roda games mais novos e com imagens 3D

A capacidade de armazenamento interno vem em duas versões, de 16 ou 32 GB. A expansão via cartão microSD vai até 32 GB externo (não acompanha nenhum cartão microSD)

Teste de benchmark (foto: reprodução/Fernando Motta)

Aplicativos
Além dos aplicativos Google que sempre acompanham os aparelhos equipados com o sistema Android, o Galaxy Tab 7.0 Plus vem com outros apps pré-instalados, como o Social Hub, da própria Samsung, que permite sincronização de contas de diversas redes sociais em apenas um aplicativo. Vem também com um leitor de e-books e revistas, editor de fotos, eReader da Livraria Cultura, uma ferramenta para escritório Polaris Office, além de aplicativos padrão como calculadora, alarme e tocador de música. Além disso, como todo aparelho Android, o acesso ao Google Play Store, com centenas de milhares de aplicativos, gratuitos ou pagos

Sistema operacional e experiência de uso

O Tab 7.0 Plus está saindo de fábrica com o Android 3.2 Honeycomb, versão do Android desenvolvida exclusivamente para tablets. Isso quer dizer que todo o sistema é adaptado para uso em telas maiores, o que pode facilmente ser comprovado quando se utiliza aplicativos como o navegador web padrão do sistema, o Gmail, o YouTube, e até mesmo ao acessar as configurações do dispositivo, com barras laterais de menus inexistentes em versões do Android para celulares. A interface é a TouchWiz, conhecida por ser a oficial dos aparelhos da Samsung.

Já foi anunciada a disponibilização do update para a versão Ice Cream Sandwich do Android (4.0), mas até então nada foi apresentado ao se conectar o tablet ao software Kies (Este aplicativo faz a sincronização de aparelhos da Samsung com PCs e instalar novas atualizações nos produtos da empresa).

Foto tirada com a câmera traseira do Galaxy Tab 7.0 Plus usando o auto foco - macro configurado automaticamente (foto: Reprodução/Fernando Motta) (Foto: Foto tirada com a câmera traseira do Galaxy Tab 7.0 Plus usando o auto foco - macro configurado automaticamente (foto: Reprodução/Fernando Motta))

Câmera
O tablet conta com duas câmeras, uma frontal de 1,3 MP e uma traseira de 3,2 MP com flash. Ambas possuem autofoco e garantem imagens de qualidade e vídeos em HD (720 p) a 30 frames por segundo.

O recurso de autofoco é um grande diferencial, pois mesmo pessoas sem conhecimento técnico de fotografia conseguem tirar fotos bonitas, de perto – usando o macro definido automaticamente – ou de retratos e paisagens. Para ativá-lo, basta segurar o botão do obturador até que a foto ideal seja visualizada na tela.

O flash – que funciona bem, mas ainda não é como o flash de uma câmera digital convencional – é satisfatório e tira belas fotos mesmo em ambientes pouco iluminados. Para gravação de vídeos, o Tab 7.0 Plus se sai bem, com sua capacidade de filmar em HD

Itens da caixa (foto: reprodução/Fernando Motta) (Foto: Itens da caixa (foto: reprodução/Fernando Motta))


Informações técnicas

Prós
  • Bom desempenho;
  • Tamanho confortável;
  • Custo-benefício.
Contras
  • Ausência de HDMI;
  • Sem tela AMOLED;
  • Case em plástico.
Conclusão
O Galaxy Tab 7.0 Plus oferece um ótimo desempenho frente aos concorrentes, graças ao seu processador dual-core de 1,2 GHz e 1 GB de memória RAM. Além disso, seu preço mais acessível, abaixo dos R$ 1 mil, é um grande atrativo aos consumidores que preferem investir em uma marca conhecida, ao invés de comprar um tablet xing-ling.


NOTA DO IDITOR  9


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 melhores jogos de PSP para o PS Vita

Quer fotografar cachoeiras e quedas d'água? Conheça técnicas e dicas

Xbox 360